Ibama apreende 13 barcos e 12 toneladas de camarão durante defeso no litoral de SC

  • Data: 8/2/2018 11:19:03 PM
    Fonte: Agente ambiental aborda embarcação durante a Operação Mareados
    Fonte: Ibama
    Brasília (30/04/208) – Operação de combate à pesca ilegal realizada pelo Ibama resultou na apreensão de 13 embarcações e 11,8 toneladas de camarão no litoral catarinense. Os agentes ambientais aplicaram 26 autos de infração, que totalizam R$ 500 mil.

    A Operação Mareados monitora barcos, pontos de desembarque, indústrias pesqueiras e frigoríficos para coibir a captura, o comércio e o transporte durante o período do defeso.

    De 1° de março a 31 de maio, é proibida a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura das espécies camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), camarão santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba-ruça (Artemesia longinaris). Também não são permitidos o transporte interestadual, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume das espécies proibidas sem a comprovação de origem, que deve ser obtida com o Ibama. As proibições se aplicam à área marinha que se estende da divisa dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro até a Foz do Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.

    “Durante as abordagens em alto mar, as algumas tripulações cortam os cabos que prendem os equipamentos irregulares de pesca ao barco para tentar escapar do flagrante. Nessa última etapa da Mareados, nove pessoas foram conduzidas à delegacia da Polícia Federal por tentar dificultar as ações de fiscalização”, disse o analista ambiental que coordenou a operação, James Bessa.

    Todo o pescado apreendido foi doado ao programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Outras Notícias

Ibama suspende comércio de pescado em atacadistas

Continue Lendo

Ibama suspende comércio de pescado em redes atacad...

Continue Lendo

Pesca predatória de tubarões e arraias ameaça equi...

Continue Lendo

     

Há 1 Notícias publicadas

Página 1 de 1
Primeira
 
<<
 
1
 
>>
 
Ultima