Ibama suspende comércio de pescado em atacadistas

  • Data: 8/2/2018 10:54:52 PM
    Fonte: Ibama apreende e doa pescado durante a operação Mareados, no litoral catarinense
    Fonte: Ibama
    Brasília (11/06/2018) – Operação do Ibama para impedir a pesca irregular durante a safra da tainha (Mugil liza), período em que a espécie migra para se reproduzir, resultou até o momento na apreensão de 80 toneladas de pescado, 3 traineiras, 3 caminhões e 5 km de redes fixas no litoral catarinense.

    Entre as irregularidades, foram identificadas desde a não conformidade de registros até a falta de documentação. Barcos pesqueiros de grande porte, com aparato de pesca industrial, foram flagrados em operação sem licença. Os agentes ambientais aplicaram autos de infração que totalizam R$ 4,7 milhões. Duas tartarugas foram devolvidas ao mar.
    Pela primeira vez foram estabelecidas cotas para limitar a pesca na safra da tainha. A Portaria n° 24/2018 da Secretaria-Geral da Presidência da República estabeleceu o teto de 3,4 mil toneladas para a captura realizada pelas frotas industrial e artesanal de emalhe anilhado em Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (11/06) foi atingida a marca de 80% da cota estabelecida para a pesca industrial da tainha, segundo dados do comitê que acompanha a atividade na região.
    “A tainha é de extrema importância econômica e cultural para o estado, por isso é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade de pesca e a manutenção dos estoques pesqueiros para as futuras gerações”, diz o analista ambiental Jefferson Amaro.

    O pescado apreendido será doado a 200 instituições sociais em 30 municípios. A Operação Mareados será mantida na região por tempo indeterminado.
    Ibama e PF apreendem 11,4 toneladas de pirarucu e tambaqui no AM
    Em outra operação, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF) no Amazonas, foram apreendidas 9,9 toneladas de pirarucu e 1,5 tonelada de tambaqui no Rio Negro, em Manaus. Os agentes flagraram uma embarcação pesqueira transportando o pescado sem autorização ambiental e aplicaram duas multas que totalizam R$231 mil. A embarcação foi apreendida e mantida sob guarda da PF.

    Os peixes estavam em um frigorífico na embarcação e foram doados para instituições cadastradas no programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Outras Notícias

Ibama suspende comércio de pescado em redes atacad...

Continue Lendo

Ibama apreende 13 barcos e 12 toneladas de camarão...

Continue Lendo

Pesca predatória de tubarões e arraias ameaça equi...

Continue Lendo

     

Há 19 Notícias publicadas

Página 19 de 19
Primeira
 
<<
 
17 18
19
 
>>
 
Ultima